Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

SABEDORIA

 Sabedoria
Michelangelo
1- Cultive o hábito da oração. A prece é a luz na defesa do corpo e da alma. Ocupe o seu tempo disponível ao justo refazimento. A sugestão das trevas chega até nós, pela hora vazia. (André Luiz / Chico Xavier).

2- Estude sempre. A renovação das idéias favorece a sábia renovação das células orgânicas. Evite a cólera. Enraivecer-se é animalizar-se, caindo nas sombras de baixo nível.
(André Luiz/ Chico Xavier).

3- Coma pouco. A criatura sensata come para viver, enquanto a criatura imprudente vive para comer. (André Luiz/ Chico Xavier).

4- Use a paciência e o perdão infatigavelmente. Todos nós temos sido caridosamente tolerados pela bondade divina milhões de vezes e consevar o coração no vinagre da intolerância é provocar a própria queda na morte inútil. (André Luiz/ Chico Xavier).


5- Guarde o coração em paz, à frente de todas as coisas. Todos os patrimônios da vida pertencem a Deus. Apoia-se no dever rigorosamente cumprido. Não há equilibrio sem harmonia espiritual.
(André Luiz/ Chico Xavier).


6- Calma!
 Se você esta pronto para estourar mentalmente, silencie alguns instantes para pensar. Se o motivo é a moléstia do próprio corpo, a intranquilidade traz o pior. Se a razão é a enfermidade em pessoa querida, o seu desajuste é fator agravante. Se você sofreu prejuízos materiais, a reclamação é bomba atrasada lançando caso novo. 
(André Luiz/ Chico Xavier).

7- Se contrariedades aparecerem, o ato de esbravejar afastará de você o concurso espontâneo. Se praticou um erro, o desespero é porta aberta a faltas maiores. (André Luiz/ Chico Xavier).

8- Se você não atingiu o que desejava, a impaciência fará mais larga a distância entre você e o objetivo a alcançar. Seja qual for a dificuldade, conserve a calma trabalhando, porque, em todo problema, a serenidade é o teto da alma, pedindo o serviço por solução.
(André Luiz/ Chico Xavier).

COMO FAZER UM BLOG

                                      O PASSO A PASSO DE COMO FAZER UM BLOG


1º PASSO - É só clicar no "Criar um Blog" ao lado do Login, que fica no lado direito da página principal, no alto, na barra de comando.


2º PASSO -Feito o seu blog, você vai visualizar na barra de comando de sua página as palavras: (nova postagem, Design e Sair). Para colocar fotos, textos no seu blog etc, você deve clicar na palavra Nova Postagem.

3º PASSO - Para consertar ou acrescentar o que você postou no seu blog, você deve clicar na palavra Design.
Como está no exemplo abaixo.

 Clicando na palavra Design, você vai visualizar esta janela na sua página. Então, para visualizar o que você postou, retificar ou acrescentar o que quiser, você deve clicar na palavra Postagens :



Ao clicar na palavra Postagens, irá aparecer uma janela parecida com essa. Aqui você faz a modificação que desejar clicando na sua postagem. Também nessa barra lateral, você terá todas as opções para encrementar o seu blog. Na palavra Modelo, por exemplo, você poderá clicar e escolher o modelo para o seu blog.



4º PASSO - Ao postar alguma coisa ou mesmo modificar o que postou, nunca se esqueça de salvar antes de visualizar o blog. Clicando no Atualizar.




5º PASSO - Como preencher a coluna lateral do blog com Marcadores, inscrições no blog etc...
Você precisa clicar no Layout, na barra lateral do seu blog. Clicando no Layout, você verá esta página abaixo. Então, você deverá clicar no Adicionar um Gadget que está escrito em azul no quadro abaixo. Ao clicar no Gadget, você verá um outro quadro, como o exemplo do 6º PASSO. 



6º PASSO - Ao clicar no Gadget, você verá este quadro abaixo com várias opções. Você poderá clicar no que quiser para melhorar o seu blog.





7º PASSO - Como colocar contadores de visitantes de cada país no seu blog. Você poderá escolher um modelo e colocar no seu blog . Veja aqui: http://www.geovisite.com/en/
Há também um outro site de contadores de visitantes que é em tempo real. Você pode pegar no Feedji, neste endereço: http://feedjit.com/

8º PASSO - Como colocar música no seu blog. Entre no site http://scmplayer.net/ e faça a sua playlist. Há também uma outra forma de colocar música no blog com uma explicação simples no youtube. Com essa explicação, você poderá aprender a colocar música no blog. Veja aqui: https://www.youtube.com/watch?v=IEKldYW49Y

9º PASSO -Como colocar calendário, efeito de flor caindo, relógio etc
http://www.tonygifsjavas.com.br/

10º PASSO - Como colocar um Tradutor no blog. Veja aqui http://www.dicasparablogs.com.br/2009/10/gadget-para-traducao-com-imagens-das.html

PÁGINA AINDA EM CONSTRUÇÃO...

terça-feira, 30 de novembro de 2010

PSICOMOTRICIDADE e TRANSPSICOMOTRICIDADE

     UMA BREVE VISÃO SOBRE A PSICOMOTRICIDADE



  
Luciane de Medeiros Mignone


Psicomotricidade é uma ciência profilática, educativa e reeducativa. É a relação recíproca entre a parte motora, emocional e psicológica. Existem dois tipos de psicomotricidade: psicomotricidade clínica, na qual trabalha-se a unidade do ser psicossocial e suas relações com o meio; e a psicomotricidade educacional, na qual trabalha-se a motricidade e suas relações com a escrita e a fala. Quando corpo e mente estão equilibrados, o lado psicomotor não apresentará falhas.
O desenvolvimento Psicomotor se inicia a partir da concepção. As emoções constituem o primeiro sistema de comunicação da criança com a mãe. Essa comunicação é traduzida por impulsos motores. Ao nascer, a criança ainda não domina os movimentos do corpo. Portanto, caracteriza um estágio psicomotor fragmentado a caminho de uma unificação, integração e desenvolvimento. A mãe ou quem cuida da criança tem uma importância fundamental no desenvolvimento da sua noção corporal, pois é por intermédio do outro que ela se constrói pouco a pouco. Quando se pula uma etapa do desenvolvimento psicomotor, como o engatinhar, a criança tende a apresentar um bloqueio psicomotor, podendo chegar a troca de letras na escrita ou fala, por exemplo. O desenvolvimento psicomotor é o preparatório para a fase da alfabetização
A psicomotricidade estimula o Esquema Corporal, a Lateralidade, a Estrutura Espacial, a Orientação Temporal e as Percepções. Todas essas partes estão interligadas e compõem o Esquema Corporal. 
Essa relação das partes do esquema corporal é amadurecida com o ato de brincar, da prática do esporte e de todos os exercícios ligados às percepções e estimulações cognitivas. A criança se desenvolve corretamente com essas percepções sendo estimuladas no decorrer da infância e que interferirão na parte cognitiva. Tudo está interligado, esses intercâmbios facilitarão no desenvolvimento psicomotor do ser humano.
Quando ocorrem defasagens psicomotoras, a criança se revela muitas vezes imatura, com falta de atenção, hiperativa, com problema de fala e/ou escrita, por exemplo. Para superar essas defasagens, a criança deve ser moldada e lapidada através do simples ato de brincar, de praticar esporte, aprender música etc.
De todos os esportes, a natação é provavelmente o melhor para o desenvolvimento psicomotor corporal. Isso porque esse esporte oferece movimentos coordenados de braços e pernas, além da respiração e movimento de cabeça. Acredita-se que é um esporte completo, pois trabalha-se também o ritmo corporal. Mas há aqueles exercícios que estão ligados à coordenação motora fina, que são os que demandam movimentos de detalhes com as mãos, revelados na grafia e pintura, por exemplo. Quando a criança estuda música, ela desenvolve as percepções auditiva, visual, rítmica e trabalha a atenção. Os estudos de piano, por exemplo, permitem que a criança desenvolva a percepção visual, a partir da leitura de partitura. Também os estudos de piano estimulam a atenção, isso ocorre porque a criança se empenha na leitura das notas musicais, além de ajudar no desenvolvimento das percepções auditiva, rítmica e coordenação motora fina. Brincar, dançar, aprender música e nadar são necessários para o desenvolvimento infantil. Mais tarde, este ser se tornará adulto e irá agradecer.
Psicomotricidade é a ciência que estuda o desenvolvimento do ser humano como um todo, o ser que necessita estar íntegro, inteiro, para viver satisfatoriamente a sua plenitude no seu dia a dia .


O ATO DE BRINCAR





A criança se desenvolve brincando. Quando se brinca, desenvolve-se a relação com outra criança, o ser social, o ser emocional e também o esquema corporal, como foi dito anteriormente, o qual envolve as percepções (visual, rítmica, auditiva e tátil), a lateralidade (direita e esquerda), a orientação espacial (em cima, embaixo, a frente e atrás etc), a temporal (ontem, hoje, e amanhã). Nada mais sensato para uma criança, em termos de psicomotricidade, do que vê-la brincando e se relacionando com as outras crianças. O desenvolvimento psicomotor surge com a atividade lúdica, tanto quanto o desenvolvimento emocional ou relacional. A simplicidade é a base para uma criança crescer bem e feliz. Por meio da brincadeira a criança restaura a alegria, o estado emocional e a leva para um estado de equilíbrio.
Existe uma ONG na área psicomotora que se chama “Brincar é Viver”. Este projeto foi criado por uma equipe da UERJ e é dirigido pelos mestres da psicomotricidade, Prof. Dr. Eduardo Costa e pela Profa. Henriette S. e Mello, a partir de projeto de extensão, coordenado por eles, na Faculdade de Educação da UERJ (1998 - 2013), atuando no HUPE, HEMORIO e INCA. No HUPE, o trabalho é executado na pediatria do Hospital Pedro Ernesto e a idéia é permitir que a criança hospitalizada possa brincar, como uma espécie de recreação hospitalar, usando jogos e brinquedos. Desta forma, é criado um ambiente de alegria, um bem estar, que favorece o processo de cura por intermédio da brincadeira. Este projeto é um dos mais bonitos já vistos na área, se não for o mais. [http://www.youtube.com/watch?v=hR-ZzlTgnas].
A brincadeira permite a cura, tanto física quanto emocional, além de reequilibrar a criança quando tem alguma defasagem psicomotora. É a execução da transpsicomotricidade. Portanto, a criança deverá fazer uso da brincadeira como um meio restaurador e tentar explorar ao máximo as variadas formas de brincar. Não se esquecendo de que existe o caráter profilático, que evita um problema psicomotor futuro com o simples ato de brincar.











                 

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

POESIAS







TUAS CARTAS RASGUEI

Pintura de Vladimir Volegov
"Tuas cartas rasguei uma por uma:
cento e catorze páginas e tiras
de juramentos, de promessas, em suma
de perfídias, de sonhos, de mentiras.

Mas… chorei ao rasgá-las! Tinha alguma
cousa a implorar nelas por ti; e as iras
foram-se e, agora, cólera nenhuma
neste peito haverá, por mais que o firas.

Eram mentiras, eu bem sei… No entanto,
cada rompida página era um cardo
que enterrava no peito em cada canto.

E eis porque, ajoelhado, após instantes,
os pedaços juntei… e agora os guardo
com mais amor do que os guardava dantes!"


Humberto de Campos